Vigilância, segurança ou tarefas de inspeção, como o uso de drones, etiquetas de identificação de radiofrequência, etc.
Transporte de pessoas ou mercadorias, como o uso de veículo guiado automaticamente, etc.
Limpeza ou tarefas de eliminação de resíduos
Sistemas de gerenciamento de estoque, como paletização e manuseio de mercadorias
Trabalhos de montagem
Tarefas de balconista de loja robótico
Trabalhos de construção ou reparos
TOTAL
29
17
48
50
39
6
30
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
10
18
42
50
42
1
34
De 50 a 249 pessoas ocupadas
52
14
63
52
35
14
27
De 250 pessoas ocupadas ou mais
56
19
25
43
31
3
13
REGIÃO
Norte
0
45
27
72
27
0
72
Nordeste
31
11
24
48
20
11
19
Sudeste
38
25
50
61
68
6
47
Sul
21
3
69
45
25
2
20
Centro-Oeste
16
53
12
15
15
12
12
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
38
33
56
69
42
0
23
Construção
37
0
4
74
67
0
37
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
14
7
65
39
43
4
17
Transporte, armazenagem e correio
2
2
76
61
39
0
58
Alojamento e alimentação
0
0
0
0
0
0
0
Informação e comunicação
45
45
54
45
45
54
45
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
61
14
35
50
46
14
67
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
0
0
0
37
0
0
19
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2025). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras: TIC Empresas 2024 [Tabelas].
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.