XP12 - EMPRESAS, POR TIPO DE AÇÃO PARA ADEQUAÇÃO À LGPD
Total de empresas que mantém dados de pessoas físicas
Percentual (%)
Elaborou um plano de conformidade ou adequação à proteção de dados pessoais
Criou política de uso de dados pessoais de funcionários
Realizou um inventário de dados pessoais
Elaborou algum relatório de impacto à proteção de dados pessoais
Desenvolveu uma política de privacidade que informa como os dados pessoais são tratados pela empresa
Nomeou um encarregado de proteção de dados ou DPO, ou seja, o responsável pela comunicação com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Fez alterações em contratos vigentes para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Realizou testes de segurança contra vazamento de dados
Ofereceu canal de atendimento para os titulares dos dados, como endereço de e-mail, website, ou outros canais
Realizou teste de legítimo interesse para o tratamento de dados pessoais
Criou um processo de avaliação de processos de tratamento de dados pessoais de empresas terceirizadas que a sua empresa contrata
Elaborou política de incidentes de segurança envolvendo dados pessoais
Elaborou política de retenção e descarte de dados pessoais
TOTAL
32
29
18
20
32
19
35
29
20
16
20
25
25
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
28
25
15
18
29
16
31
25
17
14
18
22
22
De 50 a 249 pessoas ocupadas
53
56
30
32
55
35
54
54
38
29
33
47
45
De 250 pessoas ocupadas ou mais
58
59
39
43
59
43
67
56
44
34
38
54
50
REGIÃO
Norte
29
28
18
22
29
11
30
27
26
16
21
28
25
Nordeste
29
27
18
20
32
17
26
23
15
14
12
19
19
Sudeste
34
30
19
22
34
21
37
30
20
18
22
27
26
Sul
30
26
13
16
32
18
35
29
24
11
19
23
26
Centro-Oeste
28
37
20
16
27
17
36
34
17
20
25
31
29
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
28
28
18
20
29
15
27
29
20
16
21
23
23
Construção
27
31
16
14
30
18
35
27
22
10
17
21
22
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
26
22
15
15
26
15
25
25
16
12
14
19
19
Transporte, armazenagem e correio
34
33
19
26
27
26
42
30
24
21
21
30
24
Alojamento e alimentação
20
22
15
14
31
12
31
23
16
14
18
19
19
Informação e comunicação
55
56
33
40
58
39
66
52
49
34
32
55
48
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
55
44
22
33
51
33
59
40
27
24
32
42
45
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
29
27
19
17
37
15
46
27
21
19
19
22
20
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.