XP12A - EMPRESAS, POR TIPO DE AÇÃO MAIS DIFÍCIL PARA ADEQUAÇÃO À LGPD
Total de empresas que realizaram ações de adequação à LGPD
Percentual (%)
Elaborou um plano de conformidade ou adequação à proteção de dados pessoais
Criou política de uso de dados pessoais de funcionários
Realizou um inventário de dados pessoais
Elaborou algum relatório de impacto à proteção de dados pessoais
Desenvolveu uma política de privacidade que informa como os dados pessoais são tratados pela empresa
Nomeou um encarregado de proteção de dados ou DPO, ou seja, o responsável pela comunicação com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Fez alterações em contratos vigentes para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Realizou testes de segurança contra vazamento de dados
Ofereceu canal de atendimento para os titulares dos dados, como endereço de e-mail, website, ou outros canais
Realizou teste de legítimo interesse para o tratamento de dados pessoais
Criou um processo de avaliação de processos de tratamento de dados pessoais de empresas terceirizadas que a sua empresa contrata
Elaborou política de incidentes de segurança envolvendo dados pessoais
Elaborou política de retenção e descarte de dados pessoais
Não se aplica
TOTAL
11
6
6
5
11
4
14
13
6
3
8
5
8
0
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
11
5
6
5
12
3
14
12
7
3
7
5
8
0
De 50 a 249 pessoas ocupadas
10
9
5
3
7
5
11
19
1
4
9
6
10
0
De 250 pessoas ocupadas ou mais
11
7
4
6
10
4
13
12
6
4
7
7
8
0
REGIÃO
Norte
7
7
5
10
17
1
13
13
8
2
11
2
3
0
Nordeste
16
3
14
5
9
3
7
14
4
5
4
3
14
0
Sudeste
10
8
4
6
12
5
16
12
4
4
7
5
6
0
Sul
11
4
2
4
8
2
16
13
13
1
11
5
10
0
Centro-Oeste
8
7
15
3
9
2
8
17
6
2
9
11
4
0
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
14
6
5
7
8
3
10
13
4
4
12
6
6
0
Construção
10
6
8
6
8
4
23
5
7
2
8
4
9
0
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
12
7
7
4
11
3
9
16
9
3
7
4
9
0
Transporte, armazenagem e correio
10
7
7
5
8
1
20
13
6
4
5
9
6
0
Alojamento e alimentação
5
4
3
4
24
0
30
10
8
3
0
6
3
0
Informação e comunicação
8
8
3
3
10
4
21
13
8
0
5
8
10
0
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
9
5
7
7
9
7
15
10
2
4
9
6
10
0
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
10
9
4
5
20
1
16
9
5
5
8
4
4
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.