Ir para o conteúdo

FAQ - TIC Cultura


Realizada desde 2016, a pesquisa TIC Cultura entrevista gestores de equipamentos culturais públicos e privados em todo o país, incluindo arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros.

Confira mais informações sobre a pesquisa e esclareça suas dúvidas a seguir:



Qual o objetivo da pesquisa TIC Cultura?

A pesquisa TIC Cultura tem como objetivo compreender a presença e a adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos equipamentos culturais brasileiros, tanto em sua rotina interna de funcionamento quanto na relação com os seus públicos.

Em 2020, é realizada a terceira edição da pesquisa, que ocorre a cada dois anos. Os resultados das edições anteriores podem ser conferidos no endereço: http://cetic.br/pesquisa/cultura/.


Por que a pesquisa é importante?

A pesquisa contribui para o desenvolvimento da Internet no Brasil e para a construção de políticas públicas relacionadas ao uso das tecnologias por equipamentos culturais brasileiros, visando a ampliação de seu alcance e a promoção do acesso à cultura.


Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de órgãos governamentais como o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A iniciativa também é apoiada por especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.


Quem responde a pesquisa?

As entrevistas são realizadas com gestores de equipamentos culturais de todo o país, incluindo arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros.


Como é realizada a pesquisa?

A pesquisa é realizada por telefone por meio de questionário estruturado, desenvolvido para conhecer o perfil das instituições, a presença delas na Internet, o acesso às TIC e o uso dessas tecnologias em sua rotina interna de funcionamento, na relação com os seus públicos e na formação de acervos digitais.

As entrevistas são conduzidas por pesquisadores do IBOPE Inteligência, instituto de pesquisa responsável pela coleta das informações.


Em que período é realizada a pesquisa?

A coleta de dados da terceira edição da pesquisa ocorre entre fevereiro e julho de 2020.


Por que a instituição em que trabalho foi selecionada para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado(a)?

A pesquisa é realizada em todo o território nacional com equipamentos culturais públicos e privados, incluindo arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros. A seleção da amostra é feita com base em cadastros oficiais fornecidos por órgãos governamentais.

Para cada equipamento cultural selecionado, a entrevista é realizada com um gestor que conheça a instituição como um todo, tanto no que diz respeito a aspectos administrativos quanto à infraestrutura de computador e Internet.


O que acontece com as informações fornecidas ao entrevistador?

As respostas de cada entrevistado são agrupadas às dos demais participantes da pesquisa para a construção de estatísticas referentes a todo o país. Não são divulgadas as informações específicas de cada equipamento cultural e o respondente e a instituição que representa jamais são identificados.

O Ibope Inteligência, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.


O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, que são referência para a elaboração de políticas públicas em diversos setores.

O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e atua como Centro Regional sob os auspícios da Unesco para a América Latina e para os países lusófonos da África.


Mais informações:

Para saber mais sobre o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

Para visualizar os resultados da pesquisa TIC Cultura, clique aqui.

Caso tenha alguma outra pergunta sobre a pesquisa TIC Cultura, entre em contato com:

Cetic.br:
Luciana Lima
(11) 5509-3537 - Ramal 4088 ou
pesquisa@nic.br
 
Ibope Inteligência:
Regiane Sousa
 (11) 3069-9408 ou
regiane.sousa@ibopeinteligencia.com

Ester Veloso
(11) 3069-9427 ou
ester.veloso@ibopeinteligencia.com