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TIC Educação


Objetivos da Pesquisa

Desde 2010, o Cetic.br realiza entrevistas com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores para mapear o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas públicas e privadas de educação básica.

Áreas de investigação

Os indicadores desenvolvidos pelo estudo TIC Educação apontam relevantes características relativas a:

Escolas:

  • Infraestrutura de TIC nas escolas;
  • Projeto de formação para professores sobre o uso de tecnologias;
  • Inserção das TIC ao currículo.

Alunos:

  • Perfil de uso de computador e Internet;
  • Habilidades no uso destas tecnologias;
  • Atividades escolares realizadas;
  • Orientação para o uso das TIC.

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores:

  • Perfil profissional;
  • Uso, habilidades e formação específica para o uso das TIC;
  • Atividades educacionais e de coordenação por eles propostas;
  • Percepção sobre possíveis obstáculos ao uso dessas tecnologias em ambiente escolar.

Apoios institucionais e referências internacionais

A pesquisa está alinhada ao referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Infomation Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.

Metodologia

A pesquisa tem abrangência nacional e considera as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas (a partir de 2011). Em áreas urbanas, são selecionadas escolas com turmas regulares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio cadastradas no Censo Escolar conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em áreas rurais (a partir de 2017), são selecionadas escolas públicas e privadas também cadastradas no Censo Escolar.