FAQ - TIC Educação
Realizada anualmente desde 2010, a pesquisa TIC Educação visa informar a sociedade sobre as oportunidades, os desafios, as desigualdades e as inovações relacionados à apropriação das tecnologias digitais na educação. Apresenta resultados para escolas públicas e particulares, de áreas urbanas e rurais, de todas as regiões do Brasil.
Em anos pares, a pesquisa é realizada de forma presencial nas escolas e são entrevistados professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Em anos ímpares, a pesquisa é realizada por telefone e são entrevistados somente os gestores escolares.
Qual o objetivo da pesquisa TIC Educação?
Desde 2010, a pesquisa TIC Educação busca mapear o acesso, o uso e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas públicas e particulares (a partir de 2011), de áreas urbanas e rurais (a partir de 2017), bem como a sua apropriação nos processos educacionais. Em anos pares, são realizadas entrevistas com alunos de Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e Médio; professores que lecionam para estes níveis de ensino; coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Em anos ímpares, apenas os gestores escolares participam do estudo. Os resultados das edições anteriores da pesquisa TIC Educação podem ser conferidos no endereço: https://cetic.br/pesquisa/educacao/
Qual é a importância da pesquisa?
Os dados coletados são utilizados como base para a formulação e a avaliação de iniciativas e políticas educacionais relacionadas ao uso destas tecnologias pelos estabelecimentos de ensino brasileiros e pela comunidade escolar, visando melhorias na qualidade da oferta de educação, com base na equidade, na diversidade e na garantia de direitos.
Quem apoia a realização da pesquisa?
A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.
Na elaboração de sua primeira edição, a pesquisa buscou alinhamento ao referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Infomation Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).
Como a pesquisa é realizada?
Em anos pares, são realizadas entrevistas presenciais com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, por meio de questionários estruturados, contendo questões sobre a infraestrutura de acesso às tecnologias, o seu uso no dia a dia da escola e da comunidade escolar e sobre iniciativas de uso crítico e responsável realizadas pelas instituições escolares e incluídas no currículo. Em anos ímpares, a pesquisa é realizada por telefone, com gestores escolares, e conta com os mesmos temas de estudo.
Os questionários são aplicados por pesquisadores do Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria, que é o instituto de pesquisa responsável por coletar as informações nas escolas.
Nos anos pares, quando as entrevistas ocorrem de forma presencial, a visita dos entrevistadores às escolas pode ser agendada com antecedência. A equipe do Ipec Inteligência entra em contato com as instituições educacionais para verificar o melhor dia e horário para a realização das entrevistas.
Importante: Todos os pesquisadores que vão às escolas realizar as entrevistas estão devidamente identificados com crachá. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos canais de comunicação listados ao final desta página.
Como é realizada a coleta de informações?
Em anos pares, quando as entrevistas ocorrem de forma presencial, o primeiro contato com as escolas é feito por telefone, para a apresentação da pesquisa, verificação da disponibilidade de realização das entrevistas e confirmação dos dados. Neste contato, é agendada uma data para a visita de um entrevistador à escola ou para o novo contato telefônico para a realização das entrevistas.
O entrevistador fará algumas perguntas ao entrevistado e anotará suas respostas em um tablet especialmente programado para isso.
Em anos ímpares, nas entrevistas realizadas por telefone, o entrevistador fará as perguntas e as anotará em um sistema de computador programado para esta função.
Em ambos os casos, as entrevistas são confidenciais e os dados são anonimizados para minimizar os riscos de identificação dos respondentes.
Qual é o período de realização da pesquisa?
A coleta de dados é realizada, geralmente, no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto a dezembro, mas, a depender da disponibilidade das escolas, pode ser necessário estender a realização de entrevistas para o primeiro semestre.
Onde será realizada a pesquisa?
A pesquisa é realizada em todo o território nacional e considera as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares de áreas urbanas e rurais do Brasil. São selecionadas aleatoriamente escolas com turmas regulares de Ensino Fundamental e Ensino Médio cadastradas no Censo Escolar, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Por que a escola em que trabalho foi selecionada para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado(a)?
Por meio de um sorteio aleatório das escolas a partir do Censo Escolar conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram selecionadas instituições educacionais de Ensino Fundamental e Médio com as quais serão realizadas entrevistas. A quantidade de escolas selecionadas é definida por meio da implementação de rigorosos métodos estatísticos que objetivam coletar dados em instituições que representem o sistema educacional de Ensino Fundamental e Médio do Brasil.
Nos anos pares, quando a pesquisa é realizada de forma presencial, em cada escola selecionada, é realizado também um sorteio aleatório de turmas para definir os professores, alunos e coordenadores pedagógicos a serem entrevistados. Ambos os sorteios são baseados em métodos estatísticos rigorosos.
Para que os resultados do estudo reflitam a realidade do país, é muito importante que todas as escolas, os professores, os alunos, os coordenadores pedagógicos e os gestores escolares selecionados colaborem respondendo à pesquisa.
O que acontece com as informações que eu forneci ao entrevistador?
As respostas fornecidas são agrupadas com as respostas de milhares de pessoas que também respondem às mesmas perguntas. As informações são consolidadas e o respondente não é identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes são calculados conjuntamente para representar um valor total para todo o país. Não são divulgados dados de escolas ou de pessoas individualmente. Veja como os resultados são divulgados: https://cetic.br/pesquisa/educacao/.
O Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria, empresa responsável pela coleta dos dados, tem procedimentos que estão em conformidade com a norma internacional de qualidade em Pesquisa de Mercado e Opinião da ISO 20.252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.
O que é o Cetic.br?
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é um centro de pesquisa vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil. O Cetic.br também divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Estes estudos são referência para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso da população a tecnologias como computador, Internet e telefone celular.
Mais informações:
Para conhecer melhor o Cetic.br|NIC.br e suas pesquisas, clique aqui.
Para visualizar os resultados da pesquisa TIC Educação, clique aqui.
Para mais informações sobre a TIC Educação, você pode contatar:
Cetic.br – Daniela Costa (coordenadora da pesquisa): (11) 5509-3537 ramal 4137, pesquisa@nic.br