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FAQ - TIC Educação


Realizada anualmente a partir de 2010, a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas e privadas, de áreas urbanas e rurais em todas as regiões do Brasil. Nas escolas urbanas, são entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos; já nas escolas rurais, as entrevistas são realizadas, geralmente, por telefone e são entrevistados apenas os diretores ou responsáveis pela escola.



Qual o objetivo da pesquisa TIC Educação?

Desde 2010, a pesquisa TIC Educação busca mapear o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas públicas e privadas (a partir de 2011), de áreas urbanas e rurais (a partir de 2017), bem como a sua apropriação nos processos educacionais. O levantamento é feito junto a alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 2º ano do Ensino Médio; professores de Língua Portuguesa, de Matemática e de anos iniciais; coordenadores pedagógicos e diretores.

Os resultados das edições anteriores podem ser conferidos no endereço: http://cetic.br/pesquisa/educacao/


Qual é a importância da pesquisa?

Os dados coletados são utilizados como base para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas ao uso destas tecnologias pelos estabelecimentos de ensino brasileiros, visando melhorias na qualidade da educação.


Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.

A pesquisa está alinhada ao referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Infomation Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).


Como a pesquisa é realizada?

Nas escolas urbanas, são realizadas entrevistas presenciais com alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 2º ano do Ensino Médio; com professores de Língua Portuguesa, de Matemática e de anos iniciais; com coordenadores pedagógicos e diretores, por meio de questionários estruturados, contendo questões sobre a infraestrutura de acesso às tecnologias e sobre o seu uso no dia a dia da escola e da comunidade escolar. Em escolas rurais, são entrevistados os diretores ou responsáveis pela escola, geralmente, por meio de contato telefônico.

Os questionários são aplicados por pesquisadores do Ibope Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável por coletar as informações nas escolas.

Importante: Todos os pesquisadores que vão às escolas presencialmente realizar as entrevistas estão devidamente identificados com crachá. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos canais de comunicação listados ao final desta página.


Como é realizada a coleta de informações?

O primeiro contato com as escolas é feito por telefone, para a apresentação da pesquisa, verificação da disponibilidade de realização e confirmação dos dados. Neste contato, é agendada uma data para a visita de um entrevistador à escola ou para o novo contato telefônico para a realização das entrevistas.

Nas escolas urbanas, as entrevistas são realizadas por meio de questionários aplicados face a face: o entrevistador fará algumas perguntas ao entrevistado e anotará suas respostas num tablet especialmente programado para isso.

Nas escolas localizadas em áreas rurais, a entrevista pode ser realizada apenas com o gestor escolar ou responsável pela escola e por telefone, caso a escola possua.


Qual é o período de realização da pesquisa?

A coleta de dados é realizada, geralmente, no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto a dezembro.


Onde será realizada a pesquisa?

A pesquisa é realizada em todo o território nacional e considera as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas das áreas urbanas e rurais do Brasil. Nas escolas urbanas, são selecionadas aleatoriamente escolas com turmas regulares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio cadastradas no Censo Escolar, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Por que a escola em que trabalho foi selecionada para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado(a)?

Realizou-se um sorteio aleatório das escolas a partir do Censo Escolar conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em cada escola selecionada, é realizado também um sorteio aleatório de turmas para definir os professores, alunos e coordenadores a serem entrevistados. Ambos os sorteios são baseados em métodos estatísticos rigorosos.

Para que os resultados do estudo reflitam a realidade do país, é muito importante que todas as escolas, os professores, os alunos, os coordenadores pedagógicos e os diretores selecionados colaborem respondendo à pesquisa.


O que acontece com as informações que eu forneci ao entrevistador?

As respostas fornecidas são agrupadas com as respostas de milhares de pessoas que também respondem às mesmas perguntas. As informações são consolidadas e o respondente jamais é identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes são calculados conjuntamente para representar um valor total para todo o país e não são divulgados dados de escolas ou de pessoas individualmente. Veja como os resultados são divulgados: http://cetic.br/pesquisa/educacao/.

Ibope Inteligência, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.


O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil. O Cetic.br também divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Estes estudos são referência para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso da população a tecnologias como computador, Internet e telefone celular.


Mais informações:

Para mais informações, você pode contatar:

  • Cetic.br:
    • Daniela Costa
    • (11) 5509-3537 - Ramal 4137
    • pesquisa@nic.br

 

  • Ibope Inteligência:
    • Ana Cardoso
    • (11) 3069-9485
      ana.cardoso@ibopeinteligencia.com

    • Regiane Teixeira Sousa
    • (11) 3069-9408
    • regiane.sousa@ibopeinteligencia.com