CHAMADA DE ARTIGOS
PUBLICAÇÕES TIC do Cetic.br | NIC.br | CGI.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br|NIC.br) convida pessoas da academia, do governo, do setor privado, da sociedade civil e de organizações não governamentais nacionais e internacionais a submeter propostas de artigos a serem publicados nas seguintes publicações:
- TIC Domicílios 2022 (https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/): Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros, realizada junto à população em geral
- TIC Educação 2022 (https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/): Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, realizada junto a alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas de Educação Básica
- TIC Kids Online Brasil 2022 (https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/): Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, realizada junto à população de 9 a 17 anos
Além da análise dos dados e dos relatórios metodológicos das pesquisas realizadas pelo Cetic.br|NIC.br em 2022, essas publicações conterão uma seção com os artigos selecionados, que serão publicados em inglês e em português, nos formatos impresso e online.
Os autores devem enviar um resumo expandido de 800 a 1.000 palavras até 9 de janeiro de 2023, indicando uma ou mais das linhas temáticas sugeridas abaixo.
Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.
As propostas enviadas serão avaliadas pela equipe editorial do Cetic.br|NIC.br, e os autores das propostas aceitas deverão enviar o artigo completo (até 3.000 palavras) até 28 de fevereiro de 2023.
DATAS IMPORTANTES
- 9 de janeiro de 2023: prazo para envio de resumos
- 13 de janeiro de 2023: resultado da seleção dos resumos
- 28 de fevereiro de 2023: prazo para envio da versão completa do artigo
TEMAS SUGERIDOS
Estas são algumas sugestões de temas que poderão ser abordados pelo artigo:
Temas transversais
- Conectividade e acesso às tecnologias
- Desigualdades e exclusão digital
- Desenvolvimento de habilidades digitais
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tecnologias de informação e comunicação (TIC)
- Políticas públicas de expansão da banda larga no Brasil e na América Latina
- Confiança no ambiente digital (segurança da informação, proteção de dados pessoais, desinformação, cyberbullying etc.)
- Atividades transacionais na Internet (comércio eletrônico, governo eletrônico, transações financeiras)
- E-democracia (transparência, e-participação e ativismo digital, coprodução de serviços públicos etc.)
- Lixo eletrônico
- Políticas e estratégias de implementação e de aprimoramento da conectividade significativa nas escolas públicas e entre alunos e professores
- Educação inclusiva, recursos educacionais digitais e tecnologias assistivas
- Inteligência artificial na Educação Básica (aspectos éticos, oportunidades, políticas educacionais, Data for Learning)
- Digitalização e plataformização da Educação a partir do uso de sistemas, aplicações e plataformas digitais
- Privacidade, governança de dados e garantia dos direitos digitais de estudantes e educadores
- Letramento digital, educação midiática e educação para a cidadania digital
- Cidadania, participação e engajamento na rede: oportunidades para crianças e adolescentes
- Diversidade e direitos da infância: sexualidades, identidades e discurso de ódio na rede
- Privacidade e proteção de dados pessoais: riscos on-line para crianças e adolescentes
- Habilidades digitais para um uso seguro e responsável da rede por crianças e adolescentes
- Mediação parental para o uso de tecnologias de informação e comunicação por crianças e adolescentes
- Saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em ambientes online
- Pesquisa sobre e com crianças: desafios metodológicos e novos métodos de investigação
TIC Domicílios
- Políticas públicas de expansão da banda larga no Brasil e na América Latina
- Confiança no ambiente digital (segurança da informação, proteção de dados pessoais, desinformação, cyberbullying etc.)
- Atividades transacionais na Internet (comércio eletrônico, governo eletrônico, transações financeiras)
- E-democracia (transparência, e-participação e ativismo digital, coprodução de serviços públicos etc.)
- Lixo eletrônico
- Políticas e estratégias de implementação e de aprimoramento da conectividade significativa nas escolas públicas e entre alunos e professores
- Educação inclusiva, recursos educacionais digitais e tecnologias assistivas
- Inteligência artificial na Educação Básica (aspectos éticos, oportunidades, políticas educacionais, Data for Learning)
- Digitalização e plataformização da Educação a partir do uso de sistemas, aplicações e plataformas digitais
- Privacidade, governança de dados e garantia dos direitos digitais de estudantes e educadores
- Letramento digital, educação midiática e educação para a cidadania digital
- Cidadania, participação e engajamento na rede: oportunidades para crianças e adolescentes
- Diversidade e direitos da infância: sexualidades, identidades e discurso de ódio na rede
- Privacidade e proteção de dados pessoais: riscos on-line para crianças e adolescentes
- Habilidades digitais para um uso seguro e responsável da rede por crianças e adolescentes
- Mediação parental para o uso de tecnologias de informação e comunicação por crianças e adolescentes
- Saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em ambientes online
- Pesquisa sobre e com crianças: desafios metodológicos e novos métodos de investigação
COMO PARTICIPAR
Enviar a proposta de artigo até 9 de janeiro de 2023 para o e-mail publicacao@nic.br
Orientações para envio do resumo
- Título: até 80 caracteres
- Tamanho do texto: entre 800 e 1.000 palavras, excluindo referências bibliográficas (item obrigatório; usar as normas de citação da APA)
- Formato: texto editável (.docx, .doc ou .odt)
- Formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinha
- Minicurrículo: até 150 palavras
- Tamanho do texto: até 3.000 palavras.
- Formatação: de acordo com modelo a ser enviado posteriormente aos selecionados.
Orientações para envio do artigo completo
- Tamanho do texto: até 3.000 palavras.
- Formatação: de acordo com modelo a ser enviado posteriormente aos selecionados.
* Os trabalhos que não atenderem às normas poderão ser desclassificados.
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Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completou 17 anos de atuação em 2022. Mais informações em https://cetic.br/.
Sobre o NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.