Ir para o conteúdo



As tecnologias digitais, e em particular a Internet e os dispositivos móveis, passaram a desempenhar papel central durante a pandemia COVID-19. As tecnologias digitais possibilitaram a continuidade de atividades empresariais a partir do teletrabalho e das vendas on-line, a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos, a realização de atividades educacionais com o apoio do ensino remoto e as teleconsultas na área da saúde.

As desigualdades digitais, contudo, restringiram as oportunidades de apropriação das oportunidades on-line. Desafios quanto ao acesso equitativo e de qualidade à Internet e limitações quanto à presença de dispositivos digitais nos domicílios estão entre os aspectos que restringem uma “conectividade significativa”.

As pesquisas TIC e estudos setoriais conduzidos pelo CGI.br/NIC.br, por meio do Cetic.br, constituem um repositório de informações para a compreensão do cenário de adoção e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) durante a crise sanitária. Nesse sentido, realizamos no dia 25 de novembro, às 10h, o Webinar "Inclusão digital e desafios pós-pandemia", que promoveu discussões que relacionaram as evidências obtidas com os desafios para as políticas públicas no futuro pós-pandemia.

Na ocasião, foram lançados os livros das pesquisas TIC Domicílios 2020, TIC Educação 2020 e TIC Kids Online Brasil 2020, bem como o Estudo Setorial "Educação e tecnologias digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19".

Confira abaixo os detalhes do encontro, que foi transmitido em português pelo canal do NIC.br no YouTube (https://youtube.com/nicbrvideos).

Educação e inclusão digital - 25 de novembro de 2021 - 10h (GMT-3)
A crise sanitária provocou a migração de diversas atividades para o ambiente on-line. Com a suspensão das atividades escolares presenciais e a ampliação do teletrabalho, a Internet não só aumentou sua participação na rotina de brasileiros de diferentes faixas etárias, como ampliou sua presença nos domicílios em todo o território nacional. Contudo, a persistência de disparidades quanto ao acesso e uso da Internet afetou a capacidade de aproveitamento das oportunidades on-line e a continuidade das práticas educativas no período. Compreender os efeitos da pandemia a partir das evidências produzidas pelo Cetic.br | NIC.br e discutir implicações para o cenário das desigualdades será o tema central dessa discussão.

Especialistas confirmados:
  • Carlos Eduardo Torre Freire (Fundação Seade)
  • Flávia Lefèvre (Intervozes)
  • João Marcelo Borges (FGV/DGPE)

Moderação: Marta Avancini (Editora Pública na JEDUCA - Associação de Jornalistas de Educação)

Reveja transmissão em https://www.youtube.com/watch?v=SaPi3AFYYsk. Confira e baixe gratuitamente todas as publicações do Cetic.br|NIC.br em https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/.

Confira a apresentação "Oportunidades e desigualdades de acesso e uso das tecnologias no Brasil", realizada durante o evento.

E cada uma das publicações lançadas: TIC Domicílios 2020, TIC Educação 2020, TIC Kids Online 2020 e Estudo Setorial Educação e Tecnologias Digitais.