As tecnologias digitais intensificaram sua presença no cotidiano de indivíduos e empresas. Contudo, as habilidades que permitem a devida apropriação dos potenciais benefícios decorrentes desse uso da rede seguem distribuídas de forma desigual. A formação de competências digitais desde o Ensino Básico e a sua relevância para o mundo do trabalho estão no centro da agenda digital de governos em todo o mundo.
Evidências robustas têm associado a presença de habilidades e competências digitais ao aproveitamento de benefícios econômicos e sociais da adoção das tecnologias digitais. Ao mesmo tempo, a promoção de habilidades digitais é central para o enfrentamento dos riscos associados ao novo cenário de digitalização, incluindo a resiliência quanto à desinformação, a relação com as plataformas online e a proteção de dados pessoais.
As pesquisas TIC do CGI.br, realizadas por meio do Cetic.br|NIC.br, possibilitam um monitoramento contínuo do cenário de adoção e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil.
Para discutir essas questões, realizamos em São Paulo/SP, no dia 21 de novembro de 2022, o lançamento dos livros das pesquisas TIC Domicílios, TIC Kids Online Brasil, TIC Educação e TIC Empresas - edição 2021. O evento foi marcado pela realização do painel "Habilidades e competências digitais em um cotidiano cada vez mais conectado", que promoveu reflexões sobre o papel das habilidades digitais para o novo cenário de digitalização.
Para rever a transmissão do evento, acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQq8-9yVHyOYHZQTudXvmwlIo9At6Jo3b. As publicações lançada estão disponíveis em https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/pesquisas/.
Confira abaixo qual foi a agenda do evento:
- 17h: Abertura institucional e apresentação de dados das pesquisas do Cetic.br|NIC.br
Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br)
Daniela Costa (Cetic.br|NIC.br)
Fabio Storino (Cetic.br|NIC.br) - 17h30: Apresenção do keynote: Paulo Blikstein (Columbia University)
- 17h45: Painel "Habilidades e competências digitais em um cotidiano cada vez mais conectado"
Magdalena Claro (Universidad Católica de Chile)
Mario Volpi (Unicef)
Sonia Jorge (especialista em telecomunicações e conectividade)
Moderação: Fernando Almeida (PUC-SP) - 18h45: Encerramento