Evento celebra 20 anos do Cetic.br e discute caminhos para um futuro digital mais inclusivo
Referência internacional na produção de dados sobre a adoção das TIC, Cetic.br reunirá nos dias 13 e 14 deste mês especialistas do Brasil e do exterior em encontro com palestras, debates e lançamentos
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), completa 20 anos em 2025. Referência global na produção de dados, o Cetic.br tem monitorado, por meio da realização de pesquisas regulares, a adoção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no Brasil, auxiliando o país a compreender os impactos das TIC na sociedade. As duas décadas de atuação do departamento serão celebradas no Seminário Internacional Cetic.br 20 anos – Dados e Análises para um Futuro Digital Inclusivo, que acontecerá nesta terça (13) e quarta-feira (14), em São Paulo (SP). Com entrada gratuita e transmissão via canal do NIC.br no YouTube, o evento reunirá especialistas de diversos setores críticos para as políticas públicas digitais, incluindo autoridades governamentais, organismos internacionais, acadêmicos, setor privado e organizações da sociedade civil.
Um dos objetivos do encontro é fazer um balanço da trajetória da agenda digital nos últimos 20 anos, incluindo aspectos como a inclusão digital e os desafios para uma conectividade significativa, a transformação digital na economia, no setor público e o seu impacto em políticas sociais, como saúde e educação. O evento também contribuirá para a formulação de uma agenda futura de pesquisas, abordando temas como a integridade da informação e os impactos das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial na sociedade.
O seminário será marcado pelo lançamento dos livros das edições mais recentes das pesquisas TIC Saúde, TIC Kids Online Brasil e TIC Domicílios. Além de estatísticas, as publicações trazem relatórios, análise dos resultados e artigos. Na ocasião, haverá ainda a apresentação de indicadores inéditos da TIC Empresas que, desde 2005, investiga o acesso à infraestrutura, o uso e a apropriação que o setor privado faz das tecnologias digitais. O livro da TIC Empresas 2024 também será lançado no evento.
“A produção contínua de estatísticas públicas sobre a adoção e o uso das tecnologias digitais no país é uma importante frente de atuação do NIC.br para o desenvolvimento da Internet no Brasil. Em 20 anos, o Cetic.br construiu uma trajetória sólida e obteve projeção internacional por produzir indicadores que subsidiam políticas públicas na área digital e ajudam a embasar debates sobre temas relacionados às TIC. Esse trabalho fortalece a posição do Brasil como um ator estratégico e respeitado no debate internacional sobre a sociedade da informação”, ressalta o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, acrescentando que, desde 2012, o Cetic.br atua como um Centro Regional com reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, reforça que as pesquisas conduzidas pelo Cetic.br são de grande relevância para a compreensão de como a Internet e as TIC impactam a sociedade brasileira. “Elas vêm ajudando o país a identificar desigualdades e oportunidades, além de orientar diferentes setores na tomada de decisões. Todo esse trabalho só tem sido possível graças ao modelo multissetorial de governança da Internet adotado no Brasil, que está alicerçado nas atuações do CGI.br e do NIC.br.”
Já o secretário executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, destaca o acervo inestimável de dados que o Cetic.br estabeleceu ao longo de duas décadas. “Celebrar seus 20 anos é reconhecer a relevância de indicadores confiáveis e independentes para a consolidação de um país mais conectado e justo”.
Na mesma linha, o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Alexandre Barbosa, ressalta que a série histórica das pesquisas do Cetic.br oferece um retrato preciso da evolução da conectividade no Brasil. “Quando realizamos a primeira edição da pesquisa TIC Domicílios, em 2005, 68% dos brasileiros nunca haviam acessado a Internet, e apenas 24% dos moradores de áreas urbanas eram usuários da rede — número que saltou para 86% em 2024. Em duas décadas, o país passou por uma profunda transformação digital, e o Cetic.br esteve monitorando em cada etapa desse processo, registrando e analisando essas mudanças.”
Primeiro dia
A Cerimônia de Abertura do evento começa às 9h30 de terça-feira (13), com a participação de Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br), Cimar Azeredo (IBGE), Demi Getschko (NIC.br), Hartmut Glaser (CGI.br), Renata Mielli (CGI.br) e Tawfik Jelassi (ADG-UNESCO, Paris). Às 10h15, um painel refletirá sobre a trajetória do Cetic.br e o seu estabelecimento como Centro de Categoria 2 da UNESCO. O debate abordará as implicações dos projetos de medição e capacitação do Cetic.br para políticas públicas e cooperação internacional. Após apresentação do keynote Tawfik Jelassi, haverá um debate com participação de Guilherme Canela (UNESCO, Paris), Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br) e Janis Karklins (Ministério das Relações Exteriores da República da Letônia). Marlova Jovchelovitch Noleto (UNESCO Brasília, Brasil) fará a moderação.
Na sequência, às 11h, a keynote Sonia Jorge (GDIP) falará sobre “Inclusão digital e conectividade significativa”. A evolução do acesso e do uso da Internet - monitorados há duas décadas pelo Cetic.br|NIC.br - e as implicações socioeconômicas das desigualdades digitais, estarão na pauta. A sessão contará com a presença de Alison Gillwald (RIA - África do Sul), Carolina Botero (Fundación Karisma - Colômbia), Fernando Rojas Mejía (CEPAL) e Thierry Geiger (UIT). Daniel Cavalcanti (Consultor sênior MGI - Brasil) será o moderador.
A programação continua às 14h30, com apresentação do keynote Daniel Luna (Hospital Italiano de Buenos Aires - Argentina) na sessão “Saúde digital e o impacto da IA”, que incluirá um balanço das evidências disponíveis e das perspectivas para o futuro da saúde digital. Os convidados para o debate são: Ana Estela Haddad (Ministério da Saúde), David Novillo (OMS/Europa), Elettra Ronchi (Consultora na Sciences Po e na OMS/Europa) e Heimar Marin (Coordenadora científica da pesquisa TIC Saúde - Brasil). A moderação ficará por conta de Luciana Portilho (Cetic.br|NIC.br).
Às 16h15, a apresentação da keynote Sonia Livingstone (LSE - Reino Unido) encerra o primeiro dia. Com o tema “Educação e bem-estar de crianças e adolescentes no ambiente digital”, ela falará sobre como crianças e adolescentes podem se relacionar com as tecnologias digitais de uma perspectiva que garanta a promoção e a proteção de seus direitos. Ana Úngari Dal Fabbro (Ministério da Educação - Brasil), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa - Portugal), Cristóbal Cobo (Especialista em educação digital) e Patricio Cabello (Universidad de Chile / Universidad Andrés Bello) são os debatedores. Mario Volpi (UNICEF Brasil) ficará responsável pela moderação.
Segundo dia
Na quarta-feira (14), o evento começa com a apresentação do keynote Bertrand de la Chapelle (Internet & Jurisdiction Policy Network e Datasphere Initiative) na sessão principal “Economia digital e IA”, que refletirá sobre os desafios para a construção de economias digitais inclusivas, em particular em países do Sul Global. Carlos Eduardo Torres Freire (CCDEP/ Fundação SEADE - Brasil), Mayra Silva (NOSi - Cabo Verde), Raúl Echeberría (ALAI) e Sebastian Rovira (CEPAL) participam do debate, que terá moderação de Eugênio Vargas Garcia (Ministério de Relações Exteriores - Brasil).
Às 11h, o painel “Integridade da informação na era da IA” discutirá os desafios e as potencialidades para a produção de evidências e de indicadores confiáveis para embasar a implementação e o monitoramento de políticas relacionadas à agenda da integridade da informação. Guilherme Canela (UNESCO, Paris), João Caldeira Brant Monteiro de Castro (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - Brasil), Molly Lesher (OCDE), Giulia Tucci (IBICT/UFRJ, Alliance of Bioversity and CIAT) e Nina da Hora (Instituto Da Hora - Brasil) participam da discussão, cuja moderação será de Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo e TV Cultura).
Às 14h30, o painel “Transformação digital no setor público” tratará das mudanças provocadas pela adoção de tecnologias digitais no setor público, bem como as perspectivas futuras de transformação da prestação de serviços públicos e a relação entre cidadãos e governos mediada pelas tecnologias digitais. Delfina Soares (UNU-eGOV), Elsa Estevez (Conicet/UNLP - Argentina), Eleidimar Silva (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Brasil), Maria Alexandra Cunha (FGV-SP) e Virginia Pardo (Agesic - Uruguai) serão as debatedoras. Manuella Maia Ribeiro (Cetic.br|NIC.br) fará a moderação.
“Pensando o futuro: tecnologias digitais e impactos ambientais”, às 16h, encerra a agenda de atividades ao mostrar como as tecnologias digitais e as aplicações baseadas em IA podem oferecer ferramentas poderosas para a ação contra a mudança global do clima. Glauco Arbix (FFLCH-USP - Brasil), Paulo Artaxo (IF-USP - Brasil) e Virgilio Almeida (UFMG - Brasil) debatem o tema, com moderação de Luciana Mancini (Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte).
Para conferir todos os detalhes da programação do seminário, acesse o site oficial do evento.
Anote na Agenda
Seminário Internacional Cetic.br 20 anos
Onde: Teatro Unimed (Alameda Santos, 2159 – 1º Andar - Jardins - São Paulo, SP)
Quando: 13 e 14 de maio – terça e quarta-feira
Horário: das 8h30 às 18h
Transmissão online: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 20 anos de atuação em 2025. Mais informações em https://cetic.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/