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I2 - PROPORÇÃO DE USUÁRIOS DE COMPUTADOR, POR FORMA DE OBTENÇÃO DAS HABILIDADES PARA USO DO COMPUTADOR



Data de publicação: november 23, 2015
Período da coleta de dados: outubro de 2014 a março de 2015

I2 - PROPORÇÃO DE USUÁRIOS DE COMPUTADOR, POR FORMA DE OBTENÇÃO DAS HABILIDADES PARA USO DO COMPUTADOR
Percentual sobre o total de usuários de computador1
Percentual (%)Por conta própriaCom parentes, amigos ou colegas de trabalhoEm cursos de treinamento pagos (como escolas de informática)Em uma instituição formal de ensino (escola, técnico, universidade, etc.)Em cursos de treinamento gratuitos (governos, ONGs, associações, telecentros)Em cursos de treinamento pelo empregadorDe outra forma
TOTAL 78 44 29 21 11 10 0
ÁreaUrbana 79 44 29 21 11 11 0
Rural 67 38 23 17 7 3 0
RegiãoSudeste 82 46 29 23 13 12 0
Nordeste 70 39 29 12 7 5 0
Sul 82 45 28 19 8 7 0
Norte 69 43 38 34 14 13 1
Centro-Oeste 76 39 27 20 10 14 0
SexoMasculino 79 42 27 21 11 11 0
Feminino 78 45 31 20 11 9 0
Grau de instruçãoAnalfabeto / Educação infantil 59 29 7 6 6 4 0
Fundamental 78 47 11 15 5 3 0
Médio 78 41 34 18 11 8 0
Superior 80 44 42 33 17 21 0
Faixa etáriaDe 10 a 15 anos 77 47 15 25 6 1 0
De 16 a 24 anos 79 37 34 25 12 7 0
De 25 a 34 anos 81 42 43 22 13 13 0
De 35 a 44 anos 80 43 27 14 8 12 0
De 45 a 59 anos 77 50 21 11 10 10 0
60 anos ou mais 61 60 15 29 25 30 0
Renda familiarAté 1 SM 70 34 20 20 9 3 0
Mais de 1 SM até 2 SM 75 38 26 16 10 7 0
Mais de 2 SM até 3 SM 78 43 28 19 10 8 0
Mais de 3 SM até 5 SM 81 49 36 24 13 13 0
Mais de 5 SM até 10 SM 79 50 31 28 16 17 0
Mais de 10 SM 84 45 31 25 7 23 0
Classe socialA 68 56 30 35 26 31 0
B 80 46 35 24 10 13 0
C 79 41 25 16 10 6 0
DE 68 37 21 22 7 3 0
Condição de atividadePEA 80 42 32 18 10 11 0
Não PEA 74 48 22 25 13 8 0
  • 1 85.597.232 pessoas que usaram computador há menos de três meses em relação ao momento da entrevista. Respostas múltiplas, estimuladas e rodiziadas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre outubro de 2014 e março de 2015.