ICT in Education 2022
Professores
F2B - PROFESSORES, POR FREQUÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS – APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Percentual (%) | Planejar atividades em que os alunos utilizem tecnologias digitais para trabalhar de forma colaborativa | Orientar os alunos como usar tecnologias digitais para interagir com outros alunos, educadores ou com as equipes de gestão da escola | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | ||
TOTAL | 13 | 26 | 38 | 13 | 10 | - | 0 | 0 | 23 | 19 | 31 | 14 | 12 | 0 | 0 | 0 | |
SEXO | Feminino | 14 | 26 | 37 | 14 | 10 | - | 0 | 0 | 23 | 19 | 29 | 16 | 13 | 0 | 1 | 0 |
Masculino | 13 | 26 | 39 | 12 | 9 | - | 0 | 0 | 23 | 20 | 35 | 11 | 10 | 0 | 0 | 0 | |
COR OU RAÇA | Branca | 13 | 29 | 38 | 13 | 7 | - | 0 | 0 | 25 | 21 | 29 | 12 | 11 | 0 | 1 | 0 |
Preta | 19 | 21 | 42 | 12 | 6 | - | 0 | 0 | 29 | 18 | 23 | 21 | 8 | 1 | 0 | 0 | |
Parda | 13 | 23 | 37 | 14 | 13 | - | 0 | 0 | 19 | 18 | 34 | 15 | 13 | 0 | 0 | 0 | |
Amarela | 0 | 25 | 35 | 25 | 16 | - | 0 | 0 | 0 | 5 | 69 | 20 | 6 | 0 | 0 | 0 | |
Indígena | 26 | 1 | 26 | 30 | 14 | - | 0 | 4 | 18 | 16 | 29 | 3 | 32 | 0 | 0 | 4 | |
Não respondeu | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | - | 0 | 0 | 85 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 18 | 27 | 35 | 13 | 7 | - | 0 | 0 | 26 | 17 | 26 | 21 | 7 | 0 | 2 | 0 |
De 31 a 45 anos | 15 | 28 | 35 | 15 | 7 | - | 0 | 0 | 24 | 23 | 27 | 15 | 11 | 0 | 0 | 0 | |
De 46 anos ou mais | 9 | 23 | 43 | 11 | 14 | - | 0 | 0 | 20 | 15 | 40 | 11 | 15 | 0 | 0 | 0 | |
REGIÃO | Norte | 9 | 18 | 39 | 13 | 20 | - | 0 | 0 | 10 | 16 | 24 | 25 | 24 | 0 | 0 | 0 |
Nordeste | 16 | 21 | 38 | 15 | 9 | - | 0 | 0 | 24 | 18 | 34 | 11 | 13 | 0 | 0 | 0 | |
Sudeste | 12 | 29 | 35 | 14 | 9 | - | 0 | 0 | 23 | 25 | 30 | 13 | 9 | 0 | 0 | 0 | |
Sul | 11 | 35 | 38 | 10 | 6 | - | 0 | 0 | 26 | 15 | 30 | 18 | 11 | 0 | 0 | 0 | |
Centro-Oeste | 24 | 9 | 50 | 11 | 7 | - | 0 | 0 | 23 | 9 | 44 | 8 | 12 | 0 | 4 | 0 | |
ÁREA | Urbana | 14 | 28 | 38 | 12 | 8 | - | 0 | 0 | 24 | 21 | 30 | 14 | 10 | 0 | 0 | 0 |
Rural | 12 | 11 | 40 | 18 | 19 | - | 0 | 0 | 14 | 12 | 36 | 17 | 21 | 0 | 0 | 0 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 13 | 30 | 38 | 12 | 7 | - | 0 | 0 | 21 | 16 | 36 | 15 | 11 | 0 | 2 | 0 |
Interior | 14 | 25 | 38 | 13 | 10 | - | 0 | 0 | 23 | 20 | 30 | 14 | 12 | 0 | 0 | 0 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 8 | 25 | 30 | 17 | 21 | - | 0 | 0 | 17 | 14 | 33 | 17 | 19 | 0 | 0 | 0 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 11 | 22 | 42 | 15 | 9 | - | 0 | 0 | 22 | 19 | 30 | 15 | 13 | 0 | 0 | 0 | |
Ensino Médio | 20 | 32 | 37 | 8 | 3 | - | 0 | 0 | 28 | 23 | 31 | 12 | 5 | 0 | 1 | 0 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 8 | 25 | 31 | 16 | 20 | - | 0 | 0 | 18 | 12 | 35 | 17 | 18 | 0 | 0 | 0 |
Linguagens | 8 | 29 | 38 | 17 | 8 | - | 0 | 0 | 21 | 20 | 28 | 17 | 13 | 0 | 0 | 0 | |
Matemática | 9 | 18 | 39 | 20 | 13 | - | 0 | 0 | 28 | 8 | 31 | 20 | 13 | 0 | 0 | 0 | |
Ciências da natureza | 9 | 19 | 53 | 11 | 9 | - | 0 | 0 | 20 | 29 | 34 | 10 | 7 | 0 | 0 | 0 | |
Ciências humanas e sociais | 27 | 28 | 35 | 6 | 4 | - | 0 | 0 | 31 | 17 | 33 | 9 | 7 | 0 | 2 | 0 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 28 | 32 | 32 | 3 | 4 | - | 0 | 0 | 17 | 32 | 28 | 12 | 11 | 0 | 0 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 9 | 20 | 32 | 21 | 17 | - | 0 | 0 | 15 | 17 | 30 | 16 | 22 | 0 | 0 | 0 |
Estadual | 11 | 29 | 45 | 9 | 5 | - | 0 | 0 | 24 | 20 | 33 | 15 | 9 | 0 | 0 | 0 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 10 | 26 | 40 | 14 | 10 | - | 0 | 0 | 20 | 19 | 32 | 15 | 14 | 0 | 0 | 0 | |
Particular | 25 | 26 | 31 | 11 | 7 | - | 0 | 0 | 32 | 21 | 30 | 11 | 5 | 0 | 1 | 0 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 3 | 17 | 22 | 19 | 37 | - | 0 | 1 | 14 | 11 | 20 | 23 | 32 | 0 | 0 | 1 |
De 51 a 150 matrículas | 10 | 10 | 47 | 17 | 15 | - | 0 | 0 | 21 | 6 | 40 | 21 | 12 | 0 | 0 | 0 | |
De 151 a 300 matrículas | 12 | 28 | 37 | 13 | 10 | - | 0 | 0 | 21 | 21 | 33 | 14 | 10 | 0 | 0 | 0 | |
De 301 a 500 matrículas | 23 | 21 | 35 | 13 | 9 | - | 0 | 0 | 25 | 23 | 26 | 13 | 13 | 0 | 0 | 0 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 10 | 33 | 38 | 13 | 6 | - | 0 | 0 | 23 | 21 | 30 | 14 | 12 | 0 | 0 | 0 | |
Mais de 1.000 matrículas | 17 | 27 | 40 | 9 | 8 | - | 0 | 0 | 23 | 19 | 37 | 10 | 9 | 0 | 2 | 0 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022