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ICT in Education 2022

Professores



F2C - PROFESSORES, POR FREQUÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIGITAIS




F2C - PROFESSORES, POR FREQUÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIGITAIS

Total de professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio

Percentual (%) Implementar atividades em que os alunos usem tecnologias digitais de forma criativa para resolver problemas Planejar atividades em que os alunos têm de avaliar os benefícios e as desvantagens de soluções tecnológicas Solicitar aos alunos que utilizem tecnologias para criar novas soluções ou produtos Incentivar os alunos a ajudarem uns aos outros no uso de tecnologias digitais
Sempre Quase sempre Às vezes Quase nunca Nunca Não sabe Não respondeu Não se aplica Sempre Quase sempre Às vezes Quase nunca Nunca Não sabe Não respondeu Não se aplica Sempre Quase sempre Às vezes Quase nunca Nunca Não sabe Não respondeu Não se aplica Sempre Quase sempre Às vezes Quase nunca Nunca Não sabe Não respondeu Não se aplica
TOTAL 12 20 43 11 14 0 - 0 13 16 38 17 16 0 0 0 12 18 35 17 18 0 - 0 42 23 20 8 7 - - 0
SEXO Feminino 11 19 45 12 13 0 - 0 13 17 38 16 15 0 0 0 12 18 33 18 19 0 - 0 43 23 18 8 8 - - 0
Masculino 14 22 40 9 14 0 - 0 12 14 37 19 17 0 0 0 13 18 38 16 16 0 - 0 39 22 24 10 6 - - 0
COR OU RAÇA Branca 11 21 47 9 11 0 - 0 12 15 41 16 15 0 0 0 14 20 32 18 16 0 - 0 45 25 18 7 5 - - 0
Preta 16 14 46 11 12 0 - 0 18 15 36 13 18 0 0 0 15 21 38 11 16 0 - 0 53 11 14 9 12 - - 0
Parda 12 21 37 13 17 0 - 0 13 17 34 19 16 0 0 0 10 15 38 17 21 0 - 0 35 23 23 10 9 - - 0
Amarela 0 20 64 10 5 0 - 0 3 23 41 25 8 0 0 0 0 19 39 10 33 0 - 0 30 0 57 10 4 - - 0
Indígena 18 22 39 4 14 0 - 4 26 12 15 23 20 0 0 4 17 4 31 20 24 0 - 4 29 3 31 22 12 - - 4
Não respondeu 15 0 85 0 0 0 - 0 0 0 85 0 15 0 0 0 15 0 85 0 0 0 - 0 100 0 0 0 0 - - 0
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 15 19 48 9 9 0 - 0 12 13 48 14 13 0 0 0 11 14 40 18 16 0 - 0 39 20 25 11 5 - - 0
De 31 a 45 anos 13 23 39 13 12 0 - 0 13 17 37 18 16 0 0 0 12 22 30 19 18 0 - 0 47 18 18 8 8 - - 0
De 46 anos ou mais 9 17 46 9 18 0 - 0 13 16 36 18 17 0 0 0 12 15 40 14 20 0 - 0 35 30 21 7 8 - - 0
REGIÃO Norte 8 18 42 9 23 0 - 0 11 11 39 17 22 0 0 0 8 14 32 15 31 0 - 0 35 11 24 17 13 - - 0
Nordeste 12 19 41 14 14 0 - 0 13 19 36 17 14 0 1 0 14 16 34 18 18 0 - 0 44 18 19 10 9 - - 0
Sudeste 11 19 43 12 15 0 - 0 12 16 41 15 16 0 0 0 9 22 34 19 15 0 - 0 41 27 17 7 7 - - 0
Sul 13 27 46 6 8 0 - 0 13 17 37 17 17 0 0 0 14 19 32 16 19 0 - 0 44 27 21 4 3 - - 0
Centro-Oeste 16 16 47 12 9 0 - 0 18 14 29 28 12 0 0 0 21 7 48 11 12 0 - 0 36 15 35 8 6 - - 0
ÁREA Urbana 12 21 44 10 12 0 - 0 13 18 39 15 15 0 0 0 12 20 35 16 17 0 - 0 43 24 19 8 7 - - 0
Rural 10 16 36 16 22 0 - 0 13 6 29 33 19 0 0 0 10 7 36 21 26 0 - 0 30 17 29 11 13 - - 0
LOCALIZAÇÃO Capital 12 26 39 10 13 0 - 0 9 27 29 16 18 0 0 0 12 15 41 13 18 0 - 0 41 29 18 7 5 - - 0
Interior 12 19 44 11 14 0 - 0 14 13 40 17 15 0 0 0 12 19 33 18 18 0 - 0 42 21 21 9 8 - - 0
ETAPA DE ENSINO Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) 7 23 31 19 20 0 - 0 6 20 36 16 22 0 0 0 5 12 34 22 28 0 - 0 32 22 19 12 15 - - 0
Anos finais do Ensino Fundamental 10 17 46 10 16 0 - 0 13 15 33 21 17 0 0 0 11 17 33 18 20 0 - 0 40 20 23 10 8 - - 0
Ensino Médio 17 23 47 7 5 0 - 0 16 15 46 13 10 0 0 0 18 24 37 12 9 0 - 0 51 27 17 4 2 - - 0
ÁREA DO CONHECIMENTO Múltiplas disciplinas 7 27 28 19 19 1 - 0 7 26 30 14 22 0 0 0 6 13 36 20 26 0 - 0 31 27 16 10 17 - - 0
Linguagens 11 17 47 9 16 0 - 0 11 13 38 20 17 0 0 0 11 23 30 17 19 0 - 0 44 24 18 6 7 - - 0
Matemática 12 16 42 15 16 0 - 0 12 8 38 24 18 0 0 0 10 16 31 26 18 0 - 0 33 15 26 18 8 - - 0
Ciências da natureza 11 21 44 10 14 0 - 0 13 11 58 7 12 0 0 0 16 16 40 11 16 0 - 0 41 25 24 6 4 - - 0
Ciências humanas e sociais 19 22 45 9 5 0 - 0 18 23 31 18 9 0 1 0 17 16 43 14 11 0 - 0 47 21 22 6 4 - - 0
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas 11 25 50 5 9 0 - 0 18 16 35 18 14 0 0 0 16 21 34 13 16 0 - 0 54 20 16 6 4 - - 0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Municipal 8 17 32 16 25 0 - 0 10 16 31 18 25 0 0 0 9 11 31 19 30 0 - 0 32 20 20 12 16 - - 0
Estadual 12 20 49 10 9 0 - 0 14 13 44 17 12 0 0 0 10 23 38 16 13 0 - 0 45 23 22 6 4 - - 0
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) 11 19 42 12 16 0 - 0 12 14 39 17 17 0 0 0 10 18 35 17 20 0 - 0 39 22 22 9 9 - - 0
Particular 16 25 47 7 5 0 - 0 15 23 35 17 11 0 0 0 19 20 33 17 11 0 - 0 50 26 14 7 4 - - 0
PORTE Até 50 matrículas 14 19 8 16 41 0 - 1 9 8 13 34 35 0 0 1 5 3 23 13 55 0 - 1 35 5 13 14 32 - - 1
De 51 a 150 matrículas 8 14 44 17 16 0 - 0 11 5 46 24 14 0 0 0 14 6 37 27 16 0 - 0 36 13 21 20 9 - - 0
De 151 a 300 matrículas 10 17 52 10 12 0 - 0 12 19 39 14 15 0 1 0 13 14 37 20 15 0 - 0 43 15 27 8 8 - - 0
De 301 a 500 matrículas 17 23 36 10 13 0 - 0 14 18 29 23 17 0 0 0 15 20 33 15 18 0 - 0 45 25 17 7 6 - - 0
De 501 a 1.000 matrículas 12 21 47 10 11 0 - 0 13 19 40 13 15 0 0 0 9 21 36 17 16 0 - 0 40 29 19 6 6 - - 0
Mais de 1.000 matrículas 11 25 37 11 16 0 - 0 13 12 44 16 15 0 0 0 14 24 32 11 19 0 - 0 46 23 21 5 4 - - 0
  • Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022