ICT in Education 2022
Professores
H2 - PROFESSORES, POR ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A GRADUAÇÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Percentual (%) | Cursou alguma disciplina sobre o uso de computador e Internet em atividades de ensino e de aprendizagem | Participou de cursos, debates ou palestras promovidos pela faculdade sobre o uso de tecnologias em atividades de ensino e de aprendizagem | Os professores do curso de graduação falavam nas aulas sobre como utilizar tecnologias em atividades de ensino e aprendizagem | Realizou projetos ou atividades para a faculdade sobre o uso de tecnologias em atividades de ensino e de aprendizagem | |||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | ||
TOTAL | 40 | 59 | 0 | 0 | 1 | 47 | 52 | 0 | - | 1 | 52 | 47 | 0 | 0 | 1 | 39 | 59 | 0 | 0 | 1 | |
SEXO | Feminino | 35 | 64 | 0 | 0 | 1 | 43 | 55 | 0 | - | 1 | 50 | 49 | 0 | 0 | 1 | 36 | 62 | 1 | 0 | 1 |
Masculino | 50 | 48 | 0 | 0 | 1 | 55 | 43 | 0 | - | 1 | 56 | 43 | 0 | 0 | 1 | 46 | 52 | 0 | 0 | 1 | |
COR OU RAÇA | Branca | 34 | 65 | 0 | 0 | 1 | 44 | 55 | 1 | - | 1 | 49 | 50 | 0 | 0 | 1 | 35 | 64 | 0 | 0 | 1 |
Preta | 41 | 58 | 0 | 0 | 1 | 60 | 39 | 0 | - | 1 | 62 | 37 | 0 | 0 | 1 | 45 | 55 | 0 | 0 | 1 | |
Parda | 46 | 52 | 0 | 0 | 2 | 48 | 50 | 0 | - | 2 | 52 | 46 | 0 | 0 | 2 | 42 | 55 | 1 | 0 | 2 | |
Amarela | 47 | 53 | 0 | 0 | 0 | 47 | 53 | 0 | - | 0 | 51 | 49 | 0 | 0 | 0 | 53 | 47 | 0 | 0 | 0 | |
Indígena | 78 | 14 | 0 | 0 | 8 | 66 | 26 | 0 | - | 8 | 72 | 20 | 0 | 0 | 8 | 72 | 20 | 0 | 0 | 8 | |
Não respondeu | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | - | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 56 | 40 | 0 | 0 | 4 | 68 | 28 | 0 | - | 4 | 75 | 21 | 0 | 0 | 4 | 66 | 30 | 0 | 0 | 4 |
De 31 a 45 anos | 37 | 62 | 0 | 0 | 1 | 49 | 49 | 1 | - | 1 | 55 | 44 | 0 | 0 | 1 | 40 | 59 | 1 | 0 | 1 | |
De 46 anos ou mais | 38 | 61 | 0 | 0 | 1 | 35 | 64 | 1 | - | 1 | 38 | 62 | 0 | 0 | 1 | 28 | 71 | 0 | 0 | 1 | |
REGIÃO | Norte | 61 | 38 | 0 | 0 | 1 | 67 | 30 | 1 | - | 1 | 64 | 35 | 0 | 0 | 1 | 52 | 47 | 1 | 0 | 1 |
Nordeste | 37 | 60 | 0 | 0 | 3 | 50 | 48 | 0 | - | 3 | 54 | 43 | 0 | 0 | 3 | 42 | 54 | 1 | 0 | 3 | |
Sudeste | 36 | 63 | 0 | 0 | 1 | 43 | 56 | 0 | - | 1 | 52 | 47 | 0 | 0 | 1 | 33 | 66 | 0 | 0 | 1 | |
Sul | 36 | 63 | 1 | 0 | 0 | 43 | 55 | 1 | - | 0 | 43 | 56 | 0 | 0 | 0 | 33 | 65 | 1 | 0 | 0 | |
Centro-Oeste | 58 | 42 | 0 | 0 | 0 | 44 | 56 | 0 | - | 0 | 43 | 56 | 0 | 0 | 0 | 61 | 38 | 0 | 0 | 0 | |
ÁREA | Urbana | 37 | 62 | 0 | 0 | 1 | 46 | 53 | 0 | - | 1 | 50 | 49 | 0 | 0 | 1 | 36 | 62 | 1 | 0 | 1 |
Rural | 55 | 40 | 1 | 0 | 3 | 53 | 44 | 0 | - | 3 | 60 | 37 | 0 | 0 | 3 | 56 | 41 | 0 | 0 | 3 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 47 | 52 | 0 | 0 | 2 | 43 | 55 | 1 | - | 2 | 53 | 45 | 0 | 0 | 2 | 35 | 63 | 0 | 0 | 2 |
Interior | 38 | 60 | 0 | 0 | 1 | 48 | 51 | 0 | - | 1 | 51 | 48 | 0 | 0 | 1 | 40 | 58 | 1 | 0 | 1 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 51 | 44 | 1 | 0 | 4 | 52 | 43 | 1 | - | 4 | 61 | 34 | 0 | 0 | 4 | 47 | 48 | 0 | 0 | 4 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 37 | 63 | 0 | 0 | 0 | 43 | 56 | 0 | - | 0 | 46 | 54 | 0 | 0 | 0 | 38 | 62 | 0 | 0 | 0 | |
Ensino Médio | 37 | 63 | 0 | 0 | 0 | 48 | 51 | 1 | - | 0 | 53 | 47 | 0 | 0 | 0 | 36 | 63 | 1 | 0 | 0 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 48 | 45 | 1 | 0 | 6 | 51 | 44 | 0 | - | 6 | 62 | 33 | 0 | 0 | 6 | 44 | 50 | 0 | 0 | 6 |
Linguagens | 30 | 69 | 0 | 0 | 1 | 39 | 60 | 1 | - | 1 | 43 | 57 | 0 | 0 | 1 | 31 | 67 | 1 | 0 | 1 | |
Matemática | 56 | 44 | 0 | 0 | 0 | 61 | 38 | 1 | - | 0 | 62 | 38 | 0 | 0 | 0 | 53 | 47 | 0 | 0 | 0 | |
Ciências da natureza | 44 | 56 | 0 | 0 | 0 | 48 | 51 | 1 | - | 0 | 55 | 45 | 0 | 0 | 0 | 38 | 62 | 0 | 0 | 0 | |
Ciências humanas e sociais | 40 | 60 | 0 | 0 | 0 | 44 | 56 | 0 | - | 0 | 43 | 57 | 0 | 0 | 0 | 43 | 56 | 0 | 0 | 0 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 34 | 65 | 0 | 0 | 1 | 52 | 47 | 0 | - | 1 | 60 | 39 | 0 | 0 | 1 | 36 | 63 | 0 | 0 | 1 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 47 | 51 | 1 | 0 | 1 | 54 | 44 | 0 | - | 1 | 61 | 38 | 0 | 0 | 1 | 43 | 55 | 1 | 0 | 1 |
Estadual | 33 | 67 | 0 | 0 | 0 | 39 | 60 | 1 | - | 0 | 45 | 55 | 0 | 0 | 0 | 33 | 65 | 1 | 0 | 0 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 39 | 60 | 0 | 0 | 1 | 45 | 54 | 1 | - | 1 | 51 | 48 | 0 | 0 | 1 | 37 | 61 | 1 | 0 | 1 | |
Particular | 45 | 52 | 0 | 0 | 3 | 54 | 43 | 0 | - | 3 | 52 | 45 | 0 | 0 | 3 | 47 | 50 | 0 | 0 | 3 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 59 | 29 | 5 | 0 | 7 | 71 | 22 | 0 | - | 7 | 68 | 26 | 0 | 0 | 7 | 54 | 39 | 0 | 0 | 7 |
De 51 a 150 matrículas | 53 | 43 | 0 | 0 | 3 | 53 | 43 | 0 | - | 3 | 67 | 29 | 0 | 0 | 3 | 54 | 43 | 0 | 0 | 3 | |
De 151 a 300 matrículas | 42 | 55 | 0 | 0 | 3 | 49 | 46 | 1 | - | 3 | 55 | 42 | 0 | 0 | 3 | 47 | 50 | 0 | 0 | 3 | |
De 301 a 500 matrículas | 39 | 61 | 0 | 0 | 0 | 50 | 50 | 0 | - | 0 | 46 | 54 | 0 | 0 | 0 | 35 | 64 | 1 | 0 | 0 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 33 | 67 | 0 | 0 | 0 | 39 | 61 | 0 | - | 0 | 46 | 54 | 0 | 0 | 0 | 31 | 68 | 1 | 0 | 0 | |
Mais de 1.000 matrículas | 44 | 56 | 0 | 0 | 0 | 51 | 48 | 1 | - | 0 | 54 | 46 | 0 | 0 | 0 | 43 | 57 | 0 | 0 | 0 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022