ICT in Education 2022
Professores
I9 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Percentual (%) | Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet | Baixa velocidade na conexão de Internet | Número insuficiente de computadores por aluno | Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas | |||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Dificulta muito o uso da Internet nas aulas | Dificulta um pouco o uso da Internet nas aulas | Não dificulta nada o uso da Internet nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso da Internet nas aulas | Dificulta um pouco o uso da Internet nas aulas | Não dificulta nada o uso da Internet nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso da Internet nas aulas | Dificulta um pouco o uso da Internet nas aulas | Não dificulta nada o uso da Internet nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | Dificulta muito o uso da Internet nas aulas | Dificulta um pouco o uso da Internet nas aulas | Não dificulta nada o uso da Internet nas aulas | Nessa escola isso não acontece | Não sabe | Não respondeu | ||
TOTAL | 24 | 28 | 32 | 14 | 1 | 1 | 56 | 23 | 14 | 7 | 0 | 1 | 54 | 21 | 14 | 8 | 1 | 2 | 50 | 25 | 16 | 7 | 0 | 2 | |
SEXO | Feminino | 25 | 29 | 31 | 14 | 1 | 0 | 56 | 24 | 14 | 6 | 0 | 0 | 55 | 20 | 16 | 6 | 1 | 2 | 51 | 25 | 16 | 5 | 0 | 2 |
Masculino | 22 | 27 | 35 | 14 | 1 | 1 | 54 | 21 | 15 | 9 | 1 | 1 | 51 | 24 | 12 | 12 | 0 | 1 | 50 | 23 | 17 | 10 | 0 | 1 | |
COR OU RAÇA | Branca | 16 | 29 | 36 | 18 | 1 | 1 | 52 | 24 | 13 | 10 | 1 | 1 | 49 | 24 | 15 | 9 | 0 | 2 | 45 | 26 | 17 | 10 | 0 | 2 |
Preta | 28 | 34 | 28 | 10 | 0 | 0 | 59 | 26 | 13 | 1 | 0 | 0 | 62 | 14 | 18 | 5 | 1 | 0 | 56 | 21 | 21 | 1 | 0 | 0 | |
Parda | 34 | 26 | 30 | 10 | 0 | 1 | 59 | 21 | 16 | 4 | 0 | 1 | 59 | 19 | 12 | 8 | 1 | 2 | 55 | 22 | 16 | 5 | 0 | 2 | |
Amarela | 0 | 59 | 30 | 11 | 0 | 0 | 47 | 19 | 34 | 0 | 0 | 0 | 19 | 48 | 28 | 4 | 0 | 0 | 14 | 80 | 1 | 5 | 0 | 0 | |
Indígena | 83 | 4 | 11 | 2 | 0 | 0 | 92 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 95 | 1 | 3 | 1 | 0 | 0 | 88 | 9 | 3 | 0 | 0 | 0 | |
Não respondeu | 15 | 85 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 15 | 85 | 0 | 0 | 0 | 0 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 20 | 43 | 22 | 15 | 0 | 0 | 66 | 16 | 10 | 8 | 0 | 0 | 53 | 27 | 13 | 7 | 0 | 0 | 43 | 33 | 18 | 6 | 0 | 0 |
De 31 a 45 anos | 23 | 27 | 33 | 15 | 1 | 1 | 53 | 24 | 15 | 7 | 0 | 1 | 52 | 21 | 17 | 8 | 1 | 1 | 46 | 26 | 18 | 9 | 0 | 1 | |
De 46 anos ou mais | 28 | 24 | 36 | 11 | 1 | 1 | 55 | 24 | 15 | 5 | 1 | 1 | 57 | 19 | 11 | 9 | 0 | 4 | 58 | 19 | 14 | 4 | 0 | 4 | |
REGIÃO | Norte | 50 | 35 | 12 | 3 | 0 | 0 | 75 | 17 | 4 | 3 | 0 | 0 | 70 | 11 | 16 | 3 | 0 | 0 | 64 | 27 | 8 | 0 | 0 | 0 |
Nordeste | 34 | 33 | 28 | 5 | 0 | 0 | 63 | 18 | 18 | 1 | 0 | 0 | 64 | 17 | 15 | 4 | 1 | 0 | 56 | 27 | 15 | 3 | 0 | 0 | |
Sudeste | 16 | 28 | 36 | 19 | 0 | 1 | 54 | 22 | 13 | 9 | 1 | 1 | 45 | 29 | 14 | 8 | 0 | 4 | 46 | 23 | 18 | 9 | 0 | 4 | |
Sul | 22 | 26 | 35 | 15 | 2 | 0 | 46 | 34 | 11 | 8 | 0 | 0 | 51 | 19 | 16 | 12 | 0 | 0 | 45 | 31 | 15 | 9 | 0 | 0 | |
Centro-Oeste | 15 | 12 | 44 | 28 | 0 | 0 | 36 | 18 | 30 | 15 | 0 | 0 | 57 | 10 | 9 | 19 | 2 | 2 | 53 | 8 | 26 | 12 | 1 | 0 | |
ÁREA | Urbana | 21 | 29 | 34 | 15 | 1 | 1 | 54 | 25 | 13 | 7 | 0 | 1 | 50 | 23 | 15 | 9 | 1 | 2 | 47 | 26 | 18 | 7 | 0 | 2 |
Rural | 46 | 22 | 26 | 6 | 0 | 0 | 65 | 12 | 21 | 1 | 0 | 0 | 78 | 8 | 9 | 5 | 0 | 0 | 72 | 17 | 6 | 4 | 0 | 0 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 17 | 29 | 37 | 17 | 0 | 0 | 51 | 27 | 16 | 6 | 0 | 0 | 45 | 25 | 15 | 12 | 1 | 3 | 37 | 25 | 28 | 8 | 0 | 2 |
Interior | 26 | 28 | 31 | 13 | 1 | 1 | 57 | 22 | 14 | 7 | 1 | 1 | 56 | 20 | 14 | 7 | 0 | 2 | 53 | 25 | 14 | 7 | 0 | 2 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 28 | 23 | 37 | 11 | 0 | 0 | 47 | 26 | 20 | 6 | 0 | 0 | 52 | 23 | 17 | 6 | 1 | 1 | 46 | 27 | 20 | 7 | 0 | 0 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 28 | 26 | 29 | 14 | 1 | 1 | 58 | 19 | 15 | 6 | 1 | 1 | 60 | 18 | 12 | 8 | 0 | 1 | 52 | 28 | 13 | 7 | 0 | 1 | |
Ensino Médio | 17 | 34 | 34 | 15 | 0 | 0 | 58 | 26 | 9 | 8 | 0 | 0 | 47 | 23 | 16 | 10 | 1 | 4 | 51 | 19 | 19 | 7 | 0 | 3 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 27 | 24 | 40 | 9 | 0 | 0 | 50 | 28 | 17 | 4 | 0 | 0 | 52 | 27 | 13 | 7 | 0 | 1 | 49 | 25 | 21 | 5 | 0 | 0 |
Linguagens | 21 | 30 | 31 | 16 | 1 | 1 | 52 | 25 | 16 | 6 | 1 | 1 | 51 | 23 | 17 | 7 | 0 | 2 | 50 | 25 | 14 | 9 | 0 | 2 | |
Matemática | 33 | 32 | 26 | 7 | 1 | 0 | 70 | 17 | 10 | 3 | 0 | 0 | 60 | 19 | 13 | 8 | 0 | 0 | 53 | 26 | 15 | 6 | 0 | 0 | |
Ciências da natureza | 24 | 30 | 29 | 15 | 0 | 2 | 60 | 17 | 13 | 7 | 0 | 2 | 53 | 13 | 18 | 8 | 0 | 8 | 49 | 23 | 15 | 5 | 0 | 8 | |
Ciências humanas e sociais | 28 | 23 | 36 | 14 | 0 | 0 | 51 | 25 | 17 | 7 | 0 | 0 | 57 | 18 | 11 | 13 | 1 | 0 | 49 | 24 | 17 | 9 | 0 | 0 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 14 | 31 | 31 | 23 | 0 | 0 | 59 | 19 | 5 | 16 | 1 | 0 | 56 | 22 | 12 | 7 | 2 | 0 | 52 | 25 | 18 | 4 | 0 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 35 | 27 | 27 | 10 | 0 | 2 | 60 | 23 | 12 | 2 | 1 | 2 | 68 | 16 | 8 | 6 | 1 | 2 | 58 | 25 | 13 | 3 | 0 | 2 |
Estadual | 21 | 30 | 36 | 12 | 1 | 0 | 61 | 23 | 11 | 5 | 0 | 0 | 53 | 25 | 11 | 8 | 1 | 2 | 54 | 25 | 11 | 7 | 0 | 2 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 27 | 29 | 32 | 11 | 1 | 1 | 60 | 23 | 12 | 4 | 1 | 1 | 58 | 21 | 10 | 7 | 1 | 2 | 55 | 25 | 12 | 5 | 0 | 2 | |
Particular | 16 | 27 | 33 | 24 | 0 | 0 | 37 | 21 | 24 | 18 | 0 | 0 | 37 | 20 | 31 | 11 | 0 | 1 | 32 | 23 | 32 | 13 | 0 | 0 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 47 | 35 | 9 | 9 | 0 | 0 | 78 | 7 | 12 | 4 | 0 | 0 | 83 | 8 | 6 | 3 | 0 | 0 | 52 | 38 | 7 | 3 | 0 | 0 |
De 51 a 150 matrículas | 45 | 32 | 17 | 6 | 0 | 0 | 62 | 20 | 16 | 2 | 0 | 0 | 66 | 10 | 16 | 7 | 0 | 2 | 64 | 20 | 10 | 6 | 0 | 0 | |
De 151 a 300 matrículas | 23 | 25 | 34 | 17 | 1 | 0 | 56 | 18 | 16 | 10 | 0 | 0 | 52 | 19 | 19 | 9 | 0 | 0 | 45 | 25 | 21 | 10 | 0 | 0 | |
De 301 a 500 matrículas | 28 | 22 | 33 | 15 | 0 | 2 | 55 | 19 | 14 | 10 | 0 | 2 | 54 | 15 | 23 | 6 | 0 | 2 | 47 | 27 | 18 | 6 | 0 | 1 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 16 | 31 | 39 | 12 | 1 | 1 | 50 | 31 | 14 | 4 | 1 | 1 | 53 | 30 | 10 | 6 | 1 | 1 | 53 | 23 | 18 | 5 | 0 | 1 | |
Mais de 1.000 matrículas | 21 | 29 | 31 | 19 | 0 | 0 | 61 | 17 | 12 | 9 | 0 | 0 | 42 | 19 | 11 | 19 | 0 | 9 | 41 | 28 | 12 | 11 | 0 | 9 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022