H10 - EMPRESAS QUE UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO DE APLICAÇÃO
Total de empresas que utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Marketing ou vendas
Processos de produção
Organização de processos de administração de negócios
Gestão de empresas
Logística
Segurança digital
Gestão de recursos humanos ou recrutamento
TOTAL
47
32
37
39
32
43
34
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
48
29
35
38
31
40
32
De 50 a 249 pessoas ocupadas
47
41
42
39
37
52
41
De 250 pessoas ocupadas ou mais
32
34
38
40
36
51
45
REGIÃO
Norte
60
41
48
52
37
55
49
Nordeste
59
45
38
38
35
41
40
Sudeste
42
28
33
35
24
40
30
Sul
50
30
34
38
37
43
33
Centro-Oeste
43
28
50
47
50
52
43
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
48
47
39
36
34
42
30
Construção
36
23
35
36
22
42
31
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
59
38
35
41
39
39
34
Transporte, armazenagem e correio
37
26
45
47
57
55
48
Alojamento e alimentação
62
24
49
52
29
54
34
Informação e comunicação
46
22
38
36
20
53
36
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
29
19
32
32
21
39
34
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
53
19
40
40
27
70
42
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.