ICT in Education 2022
Professores
H6 - PROFESSORES, POR MODO DE ACESSO ÀS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS QUAIS PARTICIPARAM NOS ÚLTIMOS 12 MESES
Percentual (%) | Pagas com recursos próprios | Oferecidas pela escola, em treinamentos | Oferecidas pelo governo, prefeitura ou Secretaria da Educação | Oferecidas por uma empresa | Oferecidas por uma ONG, associação, telecentro ou alguma outra entidade | Oferecidas por uma Instituição de Ensino Superior ou universidade | Alguma outra forma | |||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não se aplica | ||
TOTAL | 14 | 42 | - | 0 | 44 | 29 | 27 | 0 | - | 44 | 38 | 18 | - | - | 44 | 16 | 39 | 1 | - | 44 | 6 | 50 | 0 | - | 44 | 20 | 34 | 2 | - | 44 | 2 | 54 | 44 | |
SEXO | Feminino | 13 | 41 | - | 0 | 46 | 25 | 28 | 0 | - | 46 | 38 | 16 | - | - | 46 | 13 | 40 | 1 | - | 46 | 7 | 47 | 0 | - | 46 | 17 | 34 | 3 | - | 46 | 2 | 52 | 46 |
Masculino | 16 | 44 | - | 0 | 39 | 36 | 25 | 0 | - | 39 | 37 | 24 | - | - | 39 | 21 | 39 | 0 | - | 39 | 6 | 55 | 0 | - | 39 | 27 | 33 | 1 | - | 39 | 1 | 59 | 39 | |
COR OU RAÇA | Branca | 14 | 46 | - | 0 | 40 | 37 | 23 | 0 | - | 40 | 40 | 20 | - | - | 40 | 18 | 40 | 2 | - | 40 | 5 | 55 | 0 | - | 40 | 22 | 38 | 0 | - | 40 | 3 | 57 | 40 |
Preta | 19 | 29 | - | 0 | 53 | 22 | 25 | 0 | - | 53 | 29 | 19 | - | - | 53 | 10 | 38 | 0 | - | 53 | 8 | 39 | 0 | - | 53 | 20 | 27 | 0 | - | 53 | 2 | 45 | 53 | |
Parda | 13 | 41 | - | 0 | 46 | 22 | 32 | 0 | - | 46 | 38 | 16 | - | - | 46 | 14 | 40 | 0 | - | 46 | 7 | 47 | 0 | - | 46 | 19 | 31 | 4 | - | 46 | 0 | 54 | 46 | |
Amarela | 10 | 7 | - | 0 | 83 | 2 | 16 | 0 | - | 83 | 7 | 11 | - | - | 83 | 10 | 7 | 0 | - | 83 | 0 | 17 | 0 | - | 83 | 11 | 6 | 0 | - | 83 | 0 | 17 | 83 | |
Indígena | 15 | 47 | - | 0 | 37 | 11 | 52 | 0 | - | 37 | 12 | 51 | - | - | 37 | 23 | 40 | 0 | - | 37 | 33 | 30 | 0 | - | 37 | 33 | 30 | 0 | - | 37 | 0 | 63 | 37 | |
Não respondeu | 0 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | - | 100 | 0 | 0 | - | - | 100 | 0 | 0 | 0 | - | 100 | 0 | 0 | 0 | - | 100 | 0 | 0 | 0 | - | 100 | 0 | 0 | 100 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 14 | 33 | - | 0 | 53 | 29 | 18 | 0 | - | 53 | 26 | 22 | - | - | 53 | 11 | 36 | 0 | - | 53 | 6 | 41 | 0 | - | 53 | 21 | 26 | 0 | - | 53 | 1 | 47 | 53 |
De 31 a 45 anos | 18 | 45 | - | 0 | 38 | 37 | 26 | 0 | - | 38 | 38 | 24 | - | - | 38 | 20 | 42 | 1 | - | 38 | 7 | 55 | 0 | - | 38 | 21 | 41 | 0 | - | 38 | 2 | 60 | 38 | |
De 46 anos ou mais | 9 | 42 | - | 0 | 49 | 18 | 32 | 0 | - | 49 | 41 | 9 | - | - | 49 | 12 | 38 | 1 | - | 49 | 5 | 46 | 0 | - | 49 | 19 | 27 | 5 | - | 49 | 1 | 49 | 49 | |
REGIÃO | Norte | 11 | 35 | - | 0 | 53 | 27 | 19 | 0 | - | 53 | 32 | 14 | - | - | 53 | 15 | 32 | 0 | - | 53 | 15 | 32 | 0 | - | 53 | 15 | 32 | 0 | - | 53 | 0 | 47 | 53 |
Nordeste | 14 | 34 | - | 0 | 53 | 21 | 27 | 0 | - | 53 | 25 | 22 | - | - | 53 | 16 | 31 | 0 | - | 53 | 9 | 38 | 0 | - | 53 | 20 | 27 | 0 | - | 53 | 3 | 44 | 53 | |
Sudeste | 16 | 38 | - | 0 | 45 | 27 | 28 | 0 | - | 45 | 37 | 18 | - | - | 45 | 12 | 40 | 2 | - | 45 | 5 | 50 | 0 | - | 45 | 17 | 33 | 5 | - | 45 | 2 | 53 | 45 | |
Sul | 11 | 57 | - | 0 | 32 | 44 | 24 | 0 | - | 32 | 53 | 15 | - | - | 32 | 19 | 48 | 1 | - | 32 | 2 | 65 | 0 | - | 32 | 24 | 44 | 0 | - | 32 | 0 | 68 | 32 | |
Centro-Oeste | 14 | 61 | - | 0 | 26 | 34 | 40 | 0 | - | 26 | 53 | 21 | - | - | 26 | 25 | 50 | 0 | - | 26 | 5 | 70 | 0 | - | 26 | 36 | 36 | 2 | - | 26 | 2 | 72 | 26 | |
ÁREA | Urbana | 14 | 43 | - | 0 | 43 | 31 | 26 | 0 | - | 43 | 37 | 20 | - | - | 43 | 16 | 40 | 1 | - | 43 | 6 | 51 | 0 | - | 43 | 20 | 35 | 2 | - | 43 | 2 | 55 | 43 |
Rural | 12 | 36 | - | 0 | 51 | 15 | 34 | 0 | - | 51 | 38 | 11 | - | - | 51 | 11 | 37 | 0 | - | 51 | 8 | 41 | 0 | - | 51 | 24 | 25 | 0 | - | 51 | 1 | 48 | 51 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 15 | 43 | - | 0 | 42 | 27 | 32 | 0 | - | 42 | 34 | 25 | - | - | 42 | 19 | 37 | 1 | - | 42 | 10 | 48 | 0 | - | 42 | 19 | 31 | 8 | - | 42 | 2 | 56 | 42 |
Interior | 14 | 42 | - | 0 | 45 | 29 | 26 | 0 | - | 45 | 39 | 17 | - | - | 45 | 15 | 40 | 1 | - | 45 | 6 | 50 | 0 | - | 45 | 21 | 34 | 0 | - | 45 | 2 | 54 | 45 | |
ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 13 | 39 | - | 0 | 48 | 25 | 27 | 0 | - | 48 | 36 | 16 | - | - | 48 | 12 | 38 | 2 | - | 48 | 8 | 44 | 0 | - | 48 | 13 | 32 | 7 | - | 48 | 1 | 51 | 48 |
Anos finais do Ensino Fundamental | 12 | 39 | - | 0 | 49 | 23 | 28 | 0 | - | 49 | 38 | 13 | - | - | 49 | 17 | 33 | 0 | - | 49 | 6 | 45 | 0 | - | 49 | 23 | 28 | 0 | - | 49 | 3 | 48 | 49 | |
Ensino Médio | 17 | 49 | - | 0 | 34 | 39 | 27 | 0 | - | 34 | 38 | 28 | - | - | 34 | 16 | 49 | 1 | - | 34 | 6 | 60 | 0 | - | 34 | 23 | 43 | 0 | - | 34 | 1 | 65 | 34 | |
ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 11 | 39 | - | 0 | 51 | 24 | 26 | 0 | - | 51 | 41 | 8 | - | - | 51 | 9 | 41 | 0 | - | 51 | 5 | 44 | 0 | - | 51 | 11 | 28 | 10 | - | 51 | 2 | 48 | 51 |
Linguagens | 18 | 40 | - | 0 | 42 | 29 | 30 | 0 | - | 42 | 39 | 20 | - | - | 42 | 15 | 40 | 3 | - | 42 | 9 | 49 | 0 | - | 42 | 18 | 40 | 0 | - | 42 | 2 | 56 | 42 | |
Matemática | 9 | 29 | - | 0 | 63 | 18 | 19 | 0 | - | 63 | 22 | 15 | - | - | 63 | 11 | 26 | 1 | - | 63 | 3 | 34 | 0 | - | 63 | 11 | 25 | 1 | - | 63 | 2 | 35 | 63 | |
Ciências da natureza | 13 | 40 | - | 0 | 47 | 27 | 27 | 0 | - | 47 | 31 | 22 | - | - | 47 | 19 | 35 | 0 | - | 47 | 3 | 50 | 0 | - | 47 | 22 | 31 | 1 | - | 47 | 0 | 53 | 47 | |
Ciências humanas e sociais | 10 | 55 | - | 0 | 35 | 33 | 32 | 0 | - | 35 | 44 | 21 | - | - | 35 | 19 | 46 | 0 | - | 35 | 4 | 61 | 0 | - | 35 | 34 | 31 | 0 | - | 35 | 0 | 65 | 35 | |
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 20 | 53 | - | 0 | 27 | 48 | 25 | 0 | - | 27 | 49 | 25 | - | - | 27 | 26 | 47 | 0 | - | 27 | 14 | 60 | 0 | - | 27 | 33 | 40 | 0 | - | 27 | 6 | 68 | 27 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 14 | 36 | - | 0 | 50 | 17 | 33 | 0 | - | 50 | 42 | 8 | - | - | 50 | 12 | 38 | 0 | - | 50 | 8 | 41 | 0 | - | 50 | 17 | 27 | 6 | - | 50 | 3 | 47 | 50 |
Estadual | 13 | 50 | - | 0 | 37 | 32 | 31 | 0 | - | 37 | 49 | 14 | - | - | 37 | 12 | 50 | 1 | - | 37 | 6 | 57 | 0 | - | 37 | 22 | 41 | 0 | - | 37 | 2 | 61 | 37 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 13 | 45 | - | 0 | 42 | 26 | 31 | 0 | - | 42 | 45 | 12 | - | - | 42 | 12 | 45 | 0 | - | 42 | 7 | 51 | 0 | - | 42 | 20 | 35 | 2 | - | 42 | 2 | 56 | 42 | |
Particular | 18 | 32 | - | 0 | 50 | 38 | 12 | 0 | - | 50 | 8 | 42 | - | - | 50 | 30 | 17 | 3 | - | 50 | 4 | 46 | 0 | - | 50 | 20 | 30 | 0 | - | 50 | 0 | 50 | 50 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 11 | 17 | - | 0 | 72 | 14 | 15 | 0 | - | 72 | 17 | 11 | - | - | 72 | 3 | 25 | 0 | - | 72 | 3 | 26 | 0 | - | 72 | 12 | 16 | 0 | - | 72 | 1 | 27 | 72 |
De 51 a 150 matrículas | 11 | 30 | - | 0 | 59 | 16 | 25 | 0 | - | 59 | 29 | 13 | - | - | 59 | 15 | 26 | 0 | - | 59 | 7 | 34 | 0 | - | 59 | 7 | 34 | 0 | - | 59 | 0 | 41 | 59 | |
De 151 a 300 matrículas | 9 | 40 | - | 0 | 51 | 27 | 21 | 0 | - | 51 | 24 | 25 | - | - | 51 | 19 | 26 | 3 | - | 51 | 12 | 37 | 0 | - | 51 | 23 | 25 | 0 | - | 51 | 4 | 45 | 51 | |
De 301 a 500 matrículas | 25 | 32 | - | 0 | 43 | 32 | 25 | 0 | - | 43 | 30 | 27 | - | - | 43 | 21 | 36 | 1 | - | 43 | 6 | 51 | 0 | - | 43 | 22 | 34 | 1 | - | 43 | 0 | 57 | 43 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 11 | 55 | - | 0 | 34 | 34 | 32 | 0 | - | 34 | 53 | 13 | - | - | 34 | 13 | 53 | 0 | - | 34 | 5 | 61 | 0 | - | 34 | 22 | 40 | 5 | - | 34 | 2 | 64 | 34 | |
Mais de 1.000 matrículas | 15 | 39 | - | 0 | 46 | 24 | 29 | 0 | - | 46 | 34 | 20 | - | - | 46 | 16 | 36 | 2 | - | 46 | 4 | 50 | 0 | - | 46 | 24 | 30 | 0 | - | 46 | 1 | 53 | 46 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022