H9A - EMPRESAS QUE UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO
Total de empresas que utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Mineração de texto e análise da linguagem escrita
Reconhecimento de fala, que converte a linguagem falada em formato legível para máquinas
Geração de linguagem natural (GLN) para linguagem escrita ou falada
Reconhecimento e processamento de imagens, que identificam objetos ou pessoas
Machine learning, como deep learning, para predição e análise de dados
Automatização de processos de fluxos de trabalho
Movimentação física de máquinas por meio de decisões autônomas, como robôs, veículos e drones autônomos
TOTAL
15
11
13
32
16
66
6
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
16
11
13
33
15
63
5
De 50 a 249 pessoas ocupadas
12
13
14
31
17
73
8
De 250 pessoas ocupadas ou mais
13
11
9
35
22
75
10
REGIÃO
Norte
11
12
16
33
19
77
12
Nordeste
16
12
22
31
16
65
11
Sudeste
16
12
11
30
15
66
6
Sul
13
11
14
41
14
66
3
Centro-Oeste
15
7
7
24
18
62
4
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
14
11
17
34
22
69
6
Construção
16
14
8
25
7
64
17
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
13
9
16
36
12
53
4
Transporte, armazenagem e correio
11
11
7
35
23
78
13
Alojamento e alimentação
4
10
4
42
9
80
8
Informação e comunicação
25
14
17
22
25
74
6
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
17
13
7
26
13
76
5
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
10
9
11
39
11
68
3
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
En 2012, Cetic.br se convirtió en un Centro de Categoría 2 de la UNESCO, el primero de su tipo dedicado al desarrollo de la sociedad de la información y del conocimiento. El Centro está vinculado al Sector de Comunicación e Información (CI), una de las cinco áreas de la UNESCO. Contribuye al logro de los objetivos estratégicos de la organización, fortaleciendo sus esfuerzos para monitorear la construcción de sociedades de la información y del conocimiento. El ámbito de actuación de Cetic.br incluye América Latina y los países africanos de lengua portuguesa.