H14 - USUÁRIOS DE INTERNET QUE COMPRARAM PRODUTOS OU REALIZARAM SERVIÇOS PELA INTERNET, POR SITUAÇÕES VIVENCIADAS
H14 - USUÁRIOS DE INTERNET QUE COMPRARAM PRODUTOS OU REALIZARAM SERVIÇOS PELA INTERNET, POR SITUAÇÕES VIVENCIADAS
Total de usuários de Internet que compraram produtos ou serviços pela internet ou que realizaram serviços pela Internet nos últimos 12 meses
Percentual (%)
Teve problema no pagamento de produtos ou serviços pela Internet
Teve problema na entrega de algum produto ou serviço que comprou ou contratou pela Internet
Teve problema com a qualidade do produto ou serviço que comprou ou contratou pela Internet
Fez avaliações na Internet após comprar ou contratar algum produto ou serviço pela Internet
Fez reclamações na Internet após comprar ou contratar algum produto ou serviço pela Internet
TOTAL
13
14
15
46
22
ÁREA
Urbana
13
14
15
47
22
Rural
10
15
10
35
19
REGIÃO
Sudeste
14
12
14
51
23
Nordeste
10
14
10
37
18
Sul
12
15
18
46
24
Norte
13
18
20
42
22
Centro-Oeste
11
16
16
48
22
SEXO
Masculino
14
14
14
48
25
Feminino
11
13
15
45
19
COR OU RAÇA
Branca
13
15
17
47
24
Preta
10
13
15
46
21
Parda
13
12
12
46
20
Amarela
19
16
20
45
32
Indígena
15
34
12
19
31
Não respondeu
7
28
1
33
21
GRAU DE INSTRUÇÃO
Analfabeto/Educação Infantil
14
4
13
25
13
Fundamental
7
9
9
28
12
Médio
14
13
14
44
21
Superior
15
18
19
62
30
FAIXA ETÁRIA
De 10 a 15 anos
7
8
12
32
9
De 16 a 24 anos
17
14
15
50
24
De 25 a 34 anos
13
18
18
48
25
De 35 a 44 anos
11
13
13
52
25
De 45 a 59 anos
12
12
12
43
19
De 60 anos ou mais
11
8
15
38
17
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
7
9
9
31
14
Mais de 1 SM até 2 SM
15
12
11
39
23
Mais de 2 SM até 3 SM
10
18
18
48
25
Mais de 3 SM até 5 SM
15
16
20
50
26
Mais de 5 SM até 10 SM
25
18
21
66
33
Mais de 10 SM
7
12
11
66
19
Não tem renda
2
19
20
35
33
Não sabe
7
8
10
46
14
Não respondeu
6
9
9
47
7
CLASSE SOCIAL
A
27
18
24
64
32
B
10
16
15
58
25
C
14
13
14
44
22
DE
8
12
13
30
15
CONDIÇÃO DE ATIVIDADE
Na força de trabalho
12
15
15
48
24
Fora da força de trabalho
14
10
13
41
16
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2022.