Com base nas Data on the Web Best Practices (DWBP) do World Wide Web Consortium (W3C), o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), disponibiliza a seguir os metadados e a documentação da pesquisa TIC Educação 2022. Para ter acesso aos microdados, veja mais informações aqui.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2023). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2022. Disponível em: http://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2022/escolas/
Tipo de operação estatística
Pesquisa com estabelecimento
Objetivo(s)
Identificar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas brasileiras, assim como a sua apropriação por alunos, professores, coordenadores e gestores no processo de ensino e de aprendizagem e na gestão escolar.
Módulos temáticos
Módulo A: Acesso à Internet Módulo B: Uso de computadores e dispositivos digitais Módulo C: Dinâmicas de uso de tecnologias pelos alunos na escola Módulo D: Educação inclusiva, acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva Módulo E: Uso de sistemas digitais na gestão escolar Módulo F: Uso de plataformas, aplicativos e redes sociais Módulo G: Uso de plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem Módulo H: Privacidade e proteção de dados Módulo J: Desenvolvimento profissional contínuo sobre tecnologias digitais na educação Módulo K: Gestão da implementação de tecnologias digitais na escola
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Unidade de análise
Escolas
População-alvo
A população-alvo é composta por escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares em atividade, localizadas em áreas urbanas e rurais do Brasil e que possuem turmas de Ensino Fundamental e Médio na modalidade regular. Também fazem parte da população-alvo todos os gestores das escolas, bem como os alunos matriculados (a partir do 4º ano do Ensino Fundamental) e os profissionais que exercem as funções de coordenação pedagógica (coordenadores pedagógicos) e de docência (professores) relacionados com as turmas das séries e dos níveis de ensino considerados na pesquisa.
Nível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões.
Domínios de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Sexo, Faixa etária, Raça, Nível de Ensino, Etapa de Ensino, Disciplina que leciona, Dependência Administrativa, Área, Localização, Nível mais elevado de ensino ofertado pela escola, Porte
Técnica de coleta
Entrevistas presenciais com auxílio de computador (tablet) - CAPI.
Citação:Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2023). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2022: Dicionário de variáveis. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2022/escolas/
Citação:Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2023). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2022: Questionário. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2022/escolas
Citação:
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2023). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2022/escolas/#tabelas